quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Corrida 115 Anos de Campo Grande

Após quase três meses, (desde a Maratona de Porto Alegre), voltei a participar de uma prova. Nos meses que antecederam a esta corrida, pude descansar e ter um retorno mais tranquilo, sem pressão e com treinos específicos de ritmo, tendo em vista as provas de distâncias menores que participarei este ano. Obtive uma boa resposta em relação aos treinos, como por exemplo fazendo simulações de prova, em ritmo proposto e conseguindo me manter dentro da média.

A Prova
Prova bem organizada, percurso já conhecido por todos os praticantes de corrida de rua, uma boa estrutura no geral, pecando apenas na aferição do percurso... 9,8 km logicamente que não são 10 km, e fazem uma grande diferença para quem vai em busca de uma melhora pessoal de tempo.
Minha expectativa era de fazer uma boa prova, aproveitando os bons treinos  que havia feito, alem da vontade de correr uma prova de 10 km, já que minha última até então, era a Corrida noturna no ano passado. Fiz um aquecimento tranquilo e adequado à distância, e naquele momento, senti que estava bem, que poderia sair um bom tempo.

Apesar do sol, e temperatura na casa de 25 graus,  o clima estava bom, era hora de encarar a prova, explorando os pontos favoráveis, justamente isso que fiz.. fui para prova com o pensamento de não forçar muito no inicio, mas estava bem e saiu de inicio no primeiro km (mesmo com a conhecida subidinha dos bombeiros)  o pace de  4:27 min/km. sabia que era manter o ritmo e ver o que vinha pela frente. Com o favorecimento no percurso naquele momento, fechei o 2º km a 4:21.. Muito Bom !! me mantinha firme no ritmo, já pensando no km 3 (com um ligeiro aclive), mas ainda assim consegui fechar com ritmo de 4:26. Até ali tudo tranquilo, não tinha muito desgaste. Mas veio o km 4 com um considerável aclive que fez meu ritmo cair um pouco, o fechando ao pace de 4:36 min/km.
Conhecendo o percurso, sabia o que vinha pela frente, que teria que me segurar na parte "ruim" e explorar os pontos favoráveis. Assim fiz, apertei o ritmo no km 5, fechando com pace de 4:22. Perfeito até ali para as minhas pretensões, acumulando  22min 12 seg. ! Era repetir esse tempo na volta e fazer um grande tempo... Porém não é tão fácil assim.. tinha pela frente o retorno em subida que tinha acabado de descer. e ali, senti o ritmo cair, o cansaço veio forte diminuindo meu ritmo neste km - 4:36 min/km.
Apesar da queda de rendimento no acumulado,  o tempo estava bom. ainda mais com o favorecimento do percurso dali ate o final, mas sabia que precisava me manter firme a cada minuto.. fechei os kms 7 e 8, com pace de 4:21 e 4:22 respectivamente. Me mantive tranquilo e fechei o 9º km com ritmo de 4:16.!!  
Faltava apenas 1!!!! favorecido pela grande descida.. segui firme e apertando no final..fechei a prova com o tempo de  43min.. (cravados)!!  Muito Bom,  superei minhas expectativas.. perfeito se a prova tivesse mesmo os 10 km. Fechei os últimos 800 mts da prova, (após os 9 km) com o tempo de 3 min 13 seg. ao ritmo de 3:57 min/km. Confuso, porém mostra que a prova não tinha mesmo os 10 km. Sendo assim, os reais 10 km eu concluiria entre 43:40 a 43:50, que sem dúvida é um grande feito..!!

Muito feliz pelo resultado, principalmente pela prova como um todo, onde consegui fazer uma prova sem tanto desgaste, me mantendo no ritmo na maioria dos kms.
Também representando a Equipe C.R.MS/Pão e Tal, Edenil, Eliane e Laura, participaram da prova com grandes méritos e mais uma conquista de pódio para Eliane.. (5ª Colocada na Geral). 
Da Equipe, estiveram presentes e nos apoiando: Rodrigo, Saca, Milani, Andrezão, Inez, e Fábio Corazza.

 Valeu Pessoal pela torcida!!





Nenhum comentário: